O período de férias escolares é marcado pelos passeios nas regiões litorâneas e cidades em meio à natureza. Como estes são os principais destinos das famílias que desejam aproveitar o verão, a atenção para a vacinação contra a febre amarela deve ser redobrada nesta época do ano, por conta do aumento da temperatura e da intensidade das chuvas. As cidades da região ainda não iniciaram uma campanha, mas reforçam que há vacina disponível nas Unidades de Saúde Básica (UBSs).
Em Suzano, a Secretaria de Saúde informou que o município possui vacinas em 21 UBSs e que o estoque é suficiente para atender a população dentro do quadro de risco. A pasta ainda alerta para a importância da vacinação, pois, nesta época do ano ocorre maior proliferação do vetor (mosquito) devido às altas temperaturas e às constantes chuvas.
Em Ferraz de Vasconcelos, a vacinação contra a febre amarela também consta no calendário oficial do município, e a vacina já está disponível para a população. A administração pública revelou que a partir de março a Vigilância de Saúde deverá iniciar campanhas de vacinação e conscientização nas escolas municipais, estendendo, também, o alerta para as vacinas de HPV e meningite C.
Para este ano, Mogi das Cruzes relatou que, no momento, ainda não há previsão de uma campanha específica, mas recomenda que os mogianos dentro do quadro de risco compareçam em uma das UBSs da cidade para se vacinar. Todas as unidades de saúde de Mogi estão com os estoques da vacina contra a febre amarela em ordem.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquá informou que ainda não recebeu nenhuma orientação referente à campanha contra a febre amarela por parte do Estado. No entanto, a pasta ressaltou que todas as unidades de saúde estão abastecidas com a vacina.
Santa Isabel também não deu início a uma ação especial, mas informou que a rotina de vacinação continua. Quem não se imunizou pode procurar uma das onze salas de vacina, pois todas têm o imunobiológico disponível. O município conta, atualmente, com 3,6 mil doses em estoque. Em Arujá, também é possível encontrar as doses em todas as UBSs do município.
*Texto supervisionado pelo editor.