Interação com outros Estados do país é uma das expectativas para o ensino em Mogi das Cruzes neste ano. A dirigente Araci Nunes Camargo contou que a Diretoria de Ensino da cidade se inscreveu para o projeto Centro Nacional de Mídia da Educação. O projeto é voltado para o ensino médio e está no aguardo de seleção. Na atividade, os alunos desenvolveram trabalhos em conjunto com colegas de outros Estados com base em um tema específico. O objetivo, de acordo com a dirigente, é aproximar os alunos à outras culturas do país.
Enquanto a Diretoria aguarda a seleção, o ensino em Mogi continua executando os projetos existentes. Um deles, é o de cultura e meio ambiente desenvolvido em parceria com a indústria de cerâmica e velas de ignição NGK. Os alunos podem desenvolver, baseado no tema definido (ainda em discussão), um projeto de fotografia, escultura, peças de teatros, dentre outros. "Este ano, também, vamos iniciar um projeto com a Gerdau voltada para a área esportiva, mas casada com a pedagógica. A proposta da empresa é realizar uma parceria tríplice: diretoria de ensino, prefeitura e a empresa, no sentido que a empresa ficará responsável pelo esporte que será o tênis", revelou a dirigente.
O novo projeto será desenvolvido com alunos do ensino municipal nos prédios das escolas da rede estadual, cujos alunos também participarão. O período da atividade será em horários adversos aos da aula regular. O projeto começará em César de Souza, na Escola Municipal Luiz Beraldo de Miranda. A dirigente acrescentou ainda que os alunos terão acompanhamento pedagógico, ou seja, além de praticarem o tênis, eles irão aprender a importância da concentração e como aplicá-la nas aulas. (N.F.)