O Viveiro Municipal Tomoe Uemura foi inaugurado pela Prefeitura de Suzano em 8 de abril e, desde então, tornou-se referência para a região quando o assunto é meio ambiente. De acordo com o diretor de Praças, Parques e Jardins, Márcio Alexandre de Souza, o local recebeu, em média, 50 visitantes por dia durante os oito meses de funcionamento, totalizando cerca de 12 mil pessoas.
Além disso, o espaço desenvolveu mais de dez atividades voltadas à jardinagem e à conscientização ambiental, como a oficina de Cultivo de Orquídeas e o workshop sobre Apicultura e Agrotóxicos. Entretanto, para Souza, o trabalho que mais se destacou foi o curso gratuito de Jardinagem na Prática, oferecido em parceria com o Serviço de Ação Social e Projetos Sociais (Saspe), que formou sua segunda turma recentemente.
Ainda segundo o diretor, a criação do Viveiro Municipal foi uma conquista para Suzano, uma vez que lá se promove preservação do meio ambiente e serviços de arborização para a população. "Com o apoio dos munícipes, foi possível realizar diversas ações voltadas à revitalização urbana, o que resgatou um pouco da autoestima dos suzanenses em relação à estética da cidade", explicou.