A Defesa Civil de Itaquaquecetuba apresentou oficialmente na tarde de ontem a "Operação Verão 2018/2019", em solenidade que aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, e que contou com a participação da sociedade civil e de autoridades. A ação visa a atuação neste período considerado chuvoso, tendo em vista possíveis enchentes, e ainda a intensificação do monitoramento das áreas consideradas de risco. A operação teve início em 1º de dezembro e seguirá até o dia 31 de março de 2019, porém foi apresentada na solenidade desta quarta-feira para que todos tenham conhecimento do trabalho desenvolvido.
Também foi apresentado o "Plano Municipal de Contingência" que estabelece diretrizes para ações de resposta em casos de desastres envolvendo deslizamentos, alagamentos, enchentes, enxurradas, granizos, vendavais e tempestades no município. O plano tem por finalidade adotar medidas preventivas e corretivas na incidência de ocorrências em virtude de precipitações pluviométricas.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Anderson dos Santos Silva, o Plano foi desenvolvido a partir de analise, avaliações e mapeamentos de riscos efetuados e dos cenários de riscos identificados como prováveis hipóteses de desastres. Foram mapeadas 19 áreas de inundação, 30 áreas de alagamento e 18 de deslizamento.
Presente no evento, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) parabenizou a equipe de Defesa Civil pelo trabalho e frisou a importância de ações que apresentem soluções. "É um trabalho de colaboração e parceria, parabéns a todos os envolvidos". Na solenidade de lançamento da "Operação Verão", foi apresentado a equipe da Defesa Civil e também os bombeiros voluntários e os agentes que integram os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).
Durante todo o evento aconteceu exposição de maquetes das áreas consideradas de risco no município elaboradas pelos agentes dos Nupdecs e dos uniformes da Defesa Civil que ficaram expostos com auxílio de manequins e, ainda os kits que são fornecidos nos atendimentos em situações de enchentes.