A Escola Municipal Professora Cecília Souza Lima Vianna, em Taiaçupeba, promoveu uma atividade diferente para os alunos do 4° ano. Os estudantes leram e analisaram a matéria "Comerciantes elogiam aumento de vagas para estacionamento", publicada pelo Mogi News na última semana de novembro. Após a leitura, as crianças escreveram cartas endereçadas ao jornal, opinando sobre a notícia.
Segundo a vice-diretora, Fernanda Lopes, de 45 anos, o trabalho faz parte do projeto "Ler e Escrever", adotado pela rede municipal, que atende alunos do 1º ao 5º ano e tem como objetivo o incentivo à leitura e também à produção textual. "Foram estudados vários tipos de jornais impressos e foi muito interessante quando eles puderam ler as notícias que eles já tinham assistido nos telejornais e ouvido pelo rádio", disse.
Para Fernanda, é essencial falar sobre a importância do jornal com os alunos, e também como é produzido e distribuído. "Contamos que há pessoas que assinam o jornal e que um motoboy faz as entregas em casas e apartamentos. E falamos também sobre a opção do jornal digital, já que eles utilizam a sala de computação aqui na escola", contou.
A ideia de não só produzir, mas também encaminhar as cartas para o Mogi News, foi da professora do Ensino Fundamental, Carolina Lopes. Ela conta que foi uma forma de dar significado para a atividade. "Foi uma aposta, pois não sabíamos qual seria a reposta ou se teria alguma repercussão", explicou.
Segundo a professora, o exercício foi importante para o desenvolvimento das crianças e como preparo para as atividades e provas dos próximos anos. "Percebi que eles avançaram muito na escrita, revisando a carta, analisando se o leitor iria entender", contou.
* Texto supervisionado pelo editor.