Os deputados federais, estaduais e os dois senadores eleitos em São Paulo, Mara Gabrilli (PSDB) e Major Olímpio (PSL), além do governador eleito João Doria (PSDB), serão diplomados hoje em evento que será realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na Sala São Paulo, localizada na praça Júlio Prestes. A ocasião marca a declaração de que determinado candidato foi eleito e o permite tomar posse do cargo no próximo ano.
Da região, são quatro deputados federais - Marcio Alvino (PR), Katia Sastre (PR), Marco Bertaiolli (PSD) e Roberto de Lucena (Podemos) - e quatro estaduais - André do Prado (PR), Estevam Galvão (DEM), Marcos Damasio (PR) e Rodrigo Gambale (PSL).
A reportagem do Grupo Mogi News de Comunicação conversou com os parlamentares sobre os principais objetivos nos próximos quatro anos. "As cidades não podem mais arcar com todas as despesas sozinhas, o que torna necessária a atuação de deputados federais para garantir mais investimentos para manter e ampliar o atendimento na Saúde, Educação, melhorar a infraestrutura, entre outras necessidades dos municípios", ressaltou Bertaiolli.
Para ele, que tem propostas para integrar a saúde pública da região e possibilitar o ingresso do jovem no mercado de trabalho, afirmou que a expectativa do mandato é positiva. "Neste primeiro momento, vou apoiar o novo governo, porque o sucesso do Bolsonaro será o sucesso do nosso país", disse.
Caminhando para o terceiro mandato em Brasília, Lucena contou que este ano foi muito produtivo, tendo, de acordo com ele, a atuação importante como relator no processo que garantiu a permanência dos programas sociais da Caixa Econômica Federal, como o Minha Casa Minha Vida. Além disso, ele pretende trazer para a região, além de emendas, soluções para problemas recorrentes. "Já comecei um trabalho de intensificar a batalha contra a corrupção, mas quero deixar pessoas preparadas para darem sequência nessa mudança que o Brasil tanto precisa. Pretendo formar lideranças que aproveitei com o conhecimento que adquiri", contou o parlamentar.
Já Alvino pretende dar continuidade ao trabalho iniciado, atuando para trazer recursos que melhorem a qualidade de vida das pessoas e tendo como foco a Saúde e a Assistência Social. No primeiro mandato, o deputado federal afirma ter destinado mais de R$ 75 milhões em emendas para cidades do Estado. Apenas para a região teriam sido encaminhados mais de
R$ 25 milhões em investimentos. "Esse é apenas um resumo dos muitos benefícios já trazidos para a região, que representa o compromisso firmado com a população do Alto Tietê", destacou, em nota.
Já a policial Katia Sastre, que ingressou na política após repercussão de uma tentativa de assalto em uma escola em Suzano, na véspera do Dia das Mães, ocasião em que matou o suspeito, tem como principal área de atuação a segurança pública. A mais nova deputada foi eleita com 264 mil votos.