A EDP, distribuidora de energia elétrica de quase todos os municípios do Alto Tietê, além de Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, anunciou ontem a Operação Verão 2018 e inaugurou o novo Centro de Excelência da Distribuição, na unidade do distrito de Cezar de Souza. No total foram investidos 
R$ 300 milhões em sistemas elétricos, e a operação tem como objetivo reduzir as ocorrências de queda de energia, que, ao longo dos anos, vêm sofrendo aumento de 10% nos meses de março e outubro.
O Centro de Excelência permite que cinco estações de diferentes atuações da empresa estejam em um único espaço, trabalhando de forma conjunta para a otimização do desempenho de cada atividade. A Operação Verão conta com a parceria de órgãos públicos, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
O secretário de Obras de Mogi, Walter Zago, ressaltou a importância da parceria com a EDP e todos os órgãos envolvidos. "A Prefeitura de Mogi, assim como a EDP, reforça os trabalhos nessa época do ano. Precisamos dessas parcerias". Segundo o diretor do Departamento da Defesa Civil de Mogi, Walter Melo, o atendimento do órgão acontece desde uma queda de árvores, acompanhamento de podas e chamadas emergenciais.
Foram diversos investimentos atendendo todas as áreas de concessão. Entre eles, são destaques os
R$ 300 milhões aplicados em sistemas elétricos, 14% a mais que no ano passado, a poda de 485 mil árvores que ficavam próximas à fiações e a implantação de 93 novos religadores.
O Centro de Excelência une as estações de relacionamento integrado, que acompanha e analisa, de forma on-line, os canais de relacionamento com o cliente; o centro de operação integrado, que gerencia a rede de distribuição e subtransmissão de toda área de concessão; o centro de medição integrada, que atua no monitoramento do consumo dos clientes; o centro de monitoramento integrado, que fiscaliza serviços de campo, comerciais e técnico, e o centro de segurança, que realiza a gestão de segurança dos colaboradores da empresa.
Segundo o diretor geral da EDP em São Paulo, Marney Antunes, a inauguração do espaço permite que o tempo de realização dos serviços seja otimizado. "Quem sai ganhando é o cliente. Conseguimos identificar e solucionar tudo de forma mais rápida". Para o diretor, a sinergia das estações em um único local trará ganhos significativos na eficácia de planos voltados para o cliente.
*Texto supervisionado pelo editor