A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu ontem, no Theatro Vasques, a palestra "A Construção Social da Masculinidade - 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres", ministrada pelo mestre em Psicologia Social e especialista em Violência Doméstica, Flávio Urra. O evento faz parte da Campanha do Laço Branco, em andamento desde o começo de novembro na cidade.
A Campanha do Laço Branco foi originalmente criada por um grupo de homens canadenses que se indignou com um massacre na Escola Politécnica de Montreal, há 29 anos. Em Mogi, um conjunto de ações reuniu oficinas, rodas de conversa e atividades sócio-educativas em diferentes regiões da cidade. As ações culminaram com três datas importantes: 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher; 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O público-alvo do evento foi composto por técnicos e servidores da Assistência Social, representantes de entidades sociais, equipe da Patrulha Maria da Penha e público em geral. 
Para lembrar fortalecer a conscientização e prevenção à violência contra as mulheres, a data será lembrada de forma permanente em Mogi das Cruzes. Amanhã acontece uma mobilização no Largo do Rosário. O evento contará com a distribuição de laços brancos e materiais informativos para o público.