O programa "Simulados", do Educa Mogi Tecnologia da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, já está mobilizando os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes. A iniciativa, lançada na manhã de ontem na EM Profª Wilma de Almeida Rodrigues, no Taboão, oferece a 24.719 alunos, atividades digitais em formato de quis nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O objetivo da ferramenta é potencializar o aprendizado dos alunos, de forma individualizada e autônoma e facilitar a identificação das dificuldades com a emissão de relatórios de desempenho personalizados por aluno e por turma, auxiliando o trabalho do professor. "Este programa foi desenvolvido por profissionais da rede municipal para alunos da rede municipal, de acordo com a realidade da nossa cidade", destacou a secretária adjunta de Educação, Catia Moyano.
As atividades são online e os alunos podem fazer tanto na sala de aula, como em casa por meio de seu login de acesso. Os estudantes participam de desafios, conquistam simuletas e seguem evoluindo no game e em sua aprendizagem. A aluna Regiane Vitoria Nascimento de Mello, do 4º ano do Ensino Fundamental, apresentou seu avatar, boneco que a representa no programa e comprou com simuletas novas roupas e adereços. "Gosto muito do programa. Aprendemos bastante", disse.
O desenvolvimento do programa teve início em 2015 e, em 2017 foi feito um teste em cinco escolas-piloto. O programa ganhou sua versão definitiva em agosto deste ano, mas continua em evolução com o estudo para a implantação do Totem QRCode, que será instalado em pontos turísticos da cidade e os alunos poderão ter acesso a mais informações por meio dos cards no Simulados.
As atividades são desenvolvidas nas salas de informática e também nos chromebooks, adquiridos recentemente pela Administração Municipal.