O espetáculo Mamulengo no Cinema chega ao Sesi de Mogi das Cruzes, amanhã, às 16 horas. O espetáculo faz uma crítica aos estrangeirismos da cultura e a falta de incentivo às produções nacionais. Os ingressos gratuitos podem ser reservados pelo sistema Meu Sesi, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi [4].
O coronel Vicente Pompeu recebe em sua fazenda uma equipe estrangeira de cinema que deseja realizar um documentário sobre as manifestações da cultura popular que existem na comunidade, como o boi pintadinho, o maior folguedo do lugar. O coronel reluta e diz não querer saber de nenhum filme com seu boi predileto. No entanto, os gringos, muito inteligentes, dizem que o filme vai ser bom para todos pela oportunidade de divulgar sua propriedade para o mundo e de melhorar os negócios de todos. O coronel, então, permite a filmagem e manda chamar Simão de Lima Condessa, seu funcionário e líder da comunidade.
Com o espetáculo, a companhia denuncia o mau uso do dinheiro público, a invasão cultural estrangeira, em detrimento da nossa cultura, e a má qualidade na produção cinematográfica. Ao mesmo tempo, homenageia e incentiva manifestações da cultura brasileira e valoriza a produção de filmes nacionais.