Uma lista com os nomes de todos os alunos que se formaram nos cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Enfermagem desde 2016 e daqueles que vão se formar no final deste ano na Brazcubas Educação foi entregue pela diretoria da instituição na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na semana passada. A informação foi confirmada ontem pelo relações institucionais da escola, professor José Maria Silva Júnior. Também ficou decidido que os alunos serão inscritos no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), entretanto, não há prazo para que isso aconteça.
No último dia 25 de setembro, a reportagem do Grupo Mogi News publicou matéria com a reclamação de alunos que não conseguiram dar entrada no registro profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) por não estarem cadastrados no sistema. Na ocasião, o MEC foi procurado, mas não se manifestou.
Anteriormente, a Brazcubas tentava convalidar os diplomas dos alunos em duas frentes. Além do Sistec, pelo sistema Gestão Dinâmica de Administração Escolar (Gdae) junto à Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes, já que os cursos foram reconhecidos em 2017 pelo Conselho Estadual de Educação, ou seja, além de serem reconhecidos pelo MEC, são também pela Secretaria Estadual de Educação. Com a entrega dos documentos em Brasília, ficou decidido que os formados serão registrados no Sistec. "Estamos aguardando uma posição final, até porque outras instituições brasileiras também serão beneficiadas com esta solução", informou o professor. (L.P.)