O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos gratuitos, oferecendo 5.862 vagas em 144 cursos distribuídos em 34 cidades paulistas no primeiro semestre de 2019. Na região do Alto Tietê, são oferecidas 320 vagas.
Em Itaquaquecetuba (rua Primeiro de Maio, 500, Bairro Estação), são oferecidas 120 vagas para o curso Técnico em Mecânica nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio. Já em Suzano (avenida Mogi das Cruzes, 1.501, Parque Suzano) são oferecidas, no total, 200 vagas. Na modalidade integrada ao ensino médio, há vagas para os cursos de Automação Industrial, Química e Administração. Já nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio, as vagas são para os cursos de Administração e Automação Industrial.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 8 de outubro até 20 de novembro. São oferecidos cursos em três modalidades diferentes: 1) curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP; 2) curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP; 3) curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.
Não há provas e nem limite de idade para os candidatos. Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. No IFSP há oportunidade para todos, para quem está terminando o ensino fundamental ou para quem concluiu o ensino médio há muitos anos.
O IFSP conta, em todos as unidades, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.
Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da instituição. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da instituição e pela comunidade do IFSP.
Saiba mais sobre o IFSP em www.ifsp.edu.br.