O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) completou 25 anos no domingo passado. Para comemorar, os coordenadores da entidade organizaram um evento que terá apresentações, shows e homenagens, entre outros. A corporação promove a formação de um grupo de empresas do Alto Tietê, junto à segurança pública, que visa o atendimento e a prevenção às situações de emergência. O evento acontecerá hoje, das 13 às 18 horas, no Serviço Social da Indústria (Sesi) de Braz Cubas, localizado na rua Valmet, 17, em Mogi das Cruzes.
Fundado no dia 23 de setembro de 1993, o PAM tem o objetivo de agrupar empresas para assegurar uma ajuda mútua entre cada entidade, junto também com bombeiros, a comissão de defesa civil e órgãos oficiais. De acordo com o coordenador, Edison Mendes dos Reis, cada empresa auxilia a outra com sua brigada. "Todas as empresas têm suas brigadas, a partir do momento que uma corporação precisa de uma ajuda em razão de uma situação de emergência, todas as entidades que participam do PAM se ajudam e mandam uma equipe para o local, além também dos órgãos de segurança pública", informou.
Um dos principais focos do plano é a prevenção de situações de risco, assim complementou Reis. "Nós nos ajudamos, mas a meta principal é a prevenção das situações de emergência. Para isso, as equipes recebem treinamentos durante cada mês", afirmou.
O evento de comemoração contará com shows, homenagens e palestras de apresentação do plano para empresas interessadas. A festa é destinada às entidades participantes do PAM e para corporações que se interessaram pela ação. "Nós mandamos convites para algumas empresas que não participam ainda, mas se algum coordenador ainda tiver curiosidade, pode comparecer ao evento e entender melhor a nossa missão", finalizou o coordenador.
* Texto supervisionado pelo editor.