A Secretaria de Cultura de Suzano realizou ontem um mutirão de inscrições para o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), na Praça dos Expedicionários, no centro. O projeto oferece aulas de dança, música, teatro, fotografia e esporte em 20 espaços públicos da cidade. Foram 300 inscritos no mutirão e ainda restam 1.100 vagas.
De acordo com a coordenadora pedagógica do programa, Vanessa Ângelo, as pessoas que mais aderem ao Pelc são mulheres. "Hoje (ontem) observamos um grande número de crianças se inscrevendo, mas a adesão continua sendo maior entre mulheres adultas. Geralmente, as aulas de dança são as que mais interessam, em especial a zumba, que hoje conta com 200 alunas. O nosso objetivo é que cada curso alcance 400 participantes", explicou.
Além das inscrições, houve apresentações no local, como do grupo de street dance do Centro Cultural Colorado. A professora do núcleo, Caroline Sales, acompanhou o espetáculo. "Estou muito orgulhosa da procura pelas aulas de street dance. No momento, nossa oficina conta com mais de 75 alunos de diversas faixas etárias e esperamos que esse número cresça a partir de hoje (ontem)", afirmou.
A jovem Larissa Cardoso era uma das interessadas nas aulas de dança. "Estou muito animada. Como eu sofro de depressão, acredito que o curso servirá como um remédio tanto para o meu físico quanto para minha mente", disse.
Segundo Vanessa, um dos motivos pelo qual há mais de mil vagas remanescentes é a desistência em bairros periféricos. "Nos espaços do centro, as pessoas têm mais facilidade em se organizar e comparecer às aulas. Já nos outros bairros há muitas desistências por conta do horário que, muitas vezes, bate com o de trabalho, além da localização", afirmou.
Depois do mutirão, as inscrições continuam nos núcleos e subnúcleos dos cursos. Mais informações pelo telefone 4747-4180. *Texto supervisionado pelo editor