A Receita Federal recebeu 236.721 declarações de imposto de renda de contribuintes do Alto Tietê. O volume é maior que o estimado pelo órgão que aguardava 230.306 declarações. Desde quarta-feira, as pessoas que perderam o prazo para acertar as contas com o leão podem regularizar a situação por meio do portal da Receita Federal ou em uma unidade do serviço. Nesse caso, o contribuinte terá que pagar uma multa que varia entre R$ 165,74 até 20% do imposto sobre a renda devido.
De acordo com a Receita Federal, a cada ano o órgão divulga uma estimativa de quantas declarações precisam ser entregues no prazo, incluindo as retificadoras. Neste ano, o montante foi superado, mas por se tratar de uma previsão, não é possível afirmar que todas as pessoas obrigadas a declarar acertaram as contas com o leão na data estipulada.
Na região, Mogi das Cruzes apresentou o maior número de declarações, foram 83.886. Em seguida, aparece Suzano com 46.091. A cidade com o menor número de contribuintes foi Salesópolis com 1.818.
As pessoas que perderam o prazo podem regularizar a situação no portal da Receita Federal por meio do Programa Gerador da Declaração ou do serviço "Meu Imposto de Renda", ou ainda em mídia removível e nas unidades do órgão. O contribuinte que não apresentou a declaração até o dia 30 de abril pagará uma multa. "Assim que transmitir a declaração em atraso, o contribuinte receberá a Notificação de Lançamento da multa. A multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago", informou o órgão.
Nos casos em que a declaração tenha saldo de imposto da pagar, o contribuinte terá que arcar ainda, com "os devidos acréscimos legais: multa de mora de 0,33%, por dia de atraso, limitada a 20%, mais juros à taxa Selic acumulada até o mês anterior ao do pagamento, mais 1% no mês do pagamento", esclareceu a Receita Federal.
Os pagamentos das restituições começam no dia 15 de junho para os contribuintes considerados prioritários, como idosos e pessoas com deficiência. O restante dos lotes obedecerá os seguintes prazos: 16 de julho, 15 de agosto, 17 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 17 de dezembro.