Compartilhe
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalha desde sábado na reconstrução do muro de contenção do quilômetro 89 da rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-98), a Mogi-Bertioga. A estrada continua interditada enquanto a autarquia realiza a limpeza no ponto e as obras para estabilizar o talude. Na sexta-feira, o secretário de Estado de Logística e Transportes, Mário Mondolfo, o superintendente do DER, Ricardo Volpi, e o prefeito mogiano Marcus Melo (PSDB), fizeram uma vistoria na rodovia. Na ocasião, foi divulgada que a expectativa era que a via fosse liberada em cerca de dez dias.
O DER informou que a estrada "segue interditada para garantir a segurança dos usuários até que as intervenções para estabilização do talude do km 89 sejam concluídas". De acordo com a autarquia, as equipes do departamento estão trabalhando na limpeza dos materiais depositados atrás do muro de contenção do ponto, conhecido tecnicamente como muro de gabião.
No sábado, as equipes do DER começaram a etapa dos serviços para reconstruir o muro de gabião do km 89. A estrutura havia sido danificada durante o deslizamento ocorrido no dia 11 de abril. O órgão foi questionado se o muro seria ampliado, mas não se manifestou.
Com a previsão de liberação da rodovia no prazo de aproximadamente dez dias, a expectativa é que a estrada não esteja livre para os motoristas no feriado prolongado de 1° de Maio. A autarquia foi questionada sobre a possibilidade de abertura do acesso, no entanto, não respondeu.
Pelas informações repassadas para o prefeito Melo na sexta-feira, o departamento havia explicado que pretendia forçar o deslizamento de todo o material que está solto nas encostas da rodovia antes que a estrada fosse aberta para os veículos.
Caso a interdição persista até o fim de semana do feriado de 1° de Maio, os turistas que pretendem seguir para o Litoral terão de seguir por outras rotas. Para ir para São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, as rodovias Tamoios (SP-99) e Oswaldo Cruz (SP-125) são as opções. Já para as pessoas que desejam seguir para o Guarujá e Bertioga, a recomendação é pegar a Via Anchieta (SP-150) ou a rodovia dos Imigrantes (SP-160).
Segundo o DER, a autarquia continua monitorando a rodovia com "viaturas das Unidades Básicas de Atendimento e da Polícia Militar Rodoviária, que permanecem no local".
Cidades
Artur Takayama e Josias Mineiro definem homenagem a educadores físicos para setembro
Cidades
Alunos do Pró-Hiper e novos participantes do programa Mogi Longevidade passam por avaliação
Cidades
Guararema arrecada mais de 1,5 mil itens no 1º Treinão Solidário da Polícia Militar
Cidades
Nubea realizará Feira de Adoção neste domingo (21) no Mercado do Produtor
Cidades
Suzano é certificada como 'Município Amigo da Juventude'