O governo federal entregou ontem 300 novas ambulâncias para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em todo o país. Os veículos vão atender a necessidade de 219 municípios brasileiros em 25 estados. Já haviam sido entregues 562 ambulâncias no ano passado para reforçar o atendimento da população e a expectativa é chegar a 2.173 novas unidades até o fim do ano. Com isso, será possível renovar 65,7% de toda a frota.
A doação dos veículos às prefeituras foi feita pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), e ministro da Saúde, Ricardo Barros, em cerimônia em Sorocaba. No Alto Tietê, as cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano foram contempladas com os veículos. "Muitos prefeitos estavam há sete anos sem receber ambulâncias. Então, de certa forma, esses novos veículos farão uma revolução no serviço", ressaltou o presidente Temer.
O ministro também comentou a entrega dos novos equipamentos. "As ambulâncias são para renovação de frota, para substituir os veículos desgastados pelo tempo. Esse foi o nosso critério prioritário. Primeiro estamos substituindo as de 2011 e, até o final do ano, substituiremos todas até 2015, cumprindo o critério de uso de, no mínimo, três anos. Neste lote compramos 770 veículos e hoje estamos entregando as 300 que já estão prontas. É uma ação no nosso estilo de gestão: estando pronto, entregamos".
Ricardo Barros informou, ainda, que está em curso uma licitação para colocar equipamento de rastreamento em todas as ambulâncias. "É uma medida de gestão. Controlaremos o deslocamento de todas as ambulâncias para otimizar os recursos e organizar o serviço. Além, é claro, de evitar o uso indevido dos veículos. Racionalidade no gasto do dinheiro público, essa é a nossa bandeira", enfatizou Ricardo Barros.