As unidades do Poupatempo na região realizaram 2 milhões de atendimentos durante todo o ano passado, de acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). O número é 11,1% maior do que os atendimentos realizados em 2016, quando 1,8 milhão de pessoas solicitaram algum serviço nas unidades do Alto Tietê.
O município que teve o maior aumento percentual foi Itaquaquecetuba. A cidade pulou dos 386 mil atendimentos, feitos em 2016, para 509 mil realizados no ano passado. Uma diferença de 31,7%. Mogi das Cruzes é a cidade líder na quantidade de serviços solicitados com 814 mil registros, mas é a segunda em crescimento percentual, fechando 2017 com uma diferença de 16,7% em relação à 2016, quando foram feitos 698 mil atendimentos.
Suzano fecha a lista com 737 mil solicitações de serviços ao Poupatempo. Uma elevação de apenas 4,41% em relação ao ano retrasado, quando 705 mil atendimentos foram realizados.
Segundo a Diretoria de Serviços ao Cidadão, os atendimentos mais solicitados nas unidades foram os do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como a renovação de CNH, além de serviços públicos online, como a consulta ao saldo da Nota Fiscal Paulista e emissão da segunda via de RG.
Os serviços mais procurados no Poupatempo precisam ser agendados. Para marcar o dia e horário do atendimento, os interessados podem acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br, ou realizarem por meio do aplicativo SP Serviços, nos sistemas iOS e Android.
Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários tenham informações corretas sobre todos os serviços que são oferecidos, assim como prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento das unidades.
Em Itaquá o Poupatempo está localizada na praça Padre João Álvares, 218, no centro. O horário para atendimento ao público é das 8 às 18 horas, e das 8 às 13 horas aos sábados. Já em Mogi o posto fica na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1000, no Centro Cívico. Essa unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados das 8 às 13 horas.
O Poupatempo de Suzano, localizado na rua Sete de Setembro, 555, no bairro Jardim Iraí, possui o mesmo horário de atendimento da unidade de Mogi.
*Texto supervisionado pelo editor.