A Prefeitura de Suzano expõe durante todo o mês de janeiro o Museu Itinerante do Futebol Amador da cidade. A mostra, localizada no Paço Municipal Firmino José da Costa (rua Baruel, 501, centro), é cedida pelo historiador Altair da Silva, e revela um acervo fotográfico que retrata "Os 35 primeiros anos de glória do Esporte Clube Urupês", instituição suzanense que mais ganhou títulos locais e regionais.
Na manhã de ontem, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) e o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior, recepcionaram os membros da diretoria do E.C. Urupês, que foram homenageados pelo acervo fotográfico. "Esse museu itinerante representa a história do futebol amador da cidade em uma época que tínhamos verdadeiras potências nos campos de futebol do município. Todos os jogadores que foram eternizados nesta mostra fotográfica merecem o reconhecimento da população e, principalmente, dos amantes desse esporte que movimenta milhares de pessoas todos os finais de semana na cidade", comemorou Ashiuchi.
O museu itinerante conta com cinco painéis frente e verso que esboçam, de forma cronológica, os registros das conquistas dos campeonatos municipais e regionais do Urupês, bem como os principais jogadores das décadas de 1970 e 1980.
De acordo com o idealizador do projeto, Altair da Silva, após o Paço Municipal, o Museu Itinerante do Futebol Amador se deslocará para o Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210, centro), onde os frequentadores também poderão apreciar os painéis. "Essa é uma parceria que só renderá bons frutos para a memória do futebol suzanense. O acervo fotográfico retrata um período valoroso de uma época majestosa que envolveu jogadores que estão presentes na sociedade até os dias de hoje. Lembrando também que toda a produção dessa exposição não gerou nenhum custo para o erário municipal", explicou.