A Secretaria da Educação do Estado anunciou ontem os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) do Alto Tietê que é calculado com as notas do Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além das taxas de aprovação, reprovação e abandono. Todas as diretorias de ensino da região avançaram no ciclo 2 do ensino fundamental e ensino médio. Houve queda no ciclo 1 do ensino fundamental.
Em Itaquaquecetuba, a nota do 5º ano caiu de 5,97 para 5,48, e apresentou uma pequena elevação no 9º ano (2,73 para 2,76) e no ensino médio (1,99 para 2,03). Já Mogi das Cruzes apresentou queda no ciclo 1 do fundamental (4,80 para 4,61), e crescimento no ciclo 2 (2,74 para 2,98) e no ensino médio (2,20 para 2,29). Suzano também teve redução no 5º ano (4,71 para 4,6) e acréscimo no 9º ano (2,8 para 3,04) e ensino médio (1,87 para 1,99).
Segundo a Secretaria estadual, o avanço no índice reflete melhorias no desempenho da região no Saresp de 2017. No ciclo 2 do ensino fundamental, Mogi subiu de 232,3 para 235,8, em Língua Portuguesa, e de 245,6 para 252,1, em Matemática. Já no ensino médio, o desempenho em Língua Portuguesa foi de 270,3 para 273,1 e, em Matemática, de 276,9 para 277,8. 
As provas do Saresp foram aplicadas em 8 e 9 de novembro do ano passado a alunos do 3º, 5º e 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em todas as cinco mil unidades. Mais de 900 mil estudantes participaram da avaliação. Os resultados, de acordo com a pasta, estão sendo disponibilizados para cada diretoria regional uma semana antes do início do ano letivo. A estratégia da Secretaria é que as unidades possam utilizar os dados no planejamento das atividades. A proposta é que as equipes gestoras identifiquem os pontos mais críticos e criem planos de ação.