O Centro Educacional Mirambava, de responsabilidade da Secretaria de Educação de Suzano, voltou a abrir suas portas após quatro anos fechado. O imóvel, fechado em 2013, foi assumido pela nova gestão municipal e passou por serviços de revitalização, que envolveram a recuperação do telhado, calhas, redes elétrica e hidráulica e reparos emergenciais na pintura e no acabamento.
O primeiro evento realizado no local pelo atual governo foi a plenária deliberativa do Plano Municipal de Educação, no final do ano passado. O encontro reuniu profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino, integrantes do funcionalismo público, representantes de conselhos municipais e da sociedade civil.
A expectativa é que o local, que já abriga as sedes dos conselhos municipais de Educação e de Alimentação Escolar, retome as atividades de capacitação não apenas dos funcionários da pasta, mas também de servidores de outros setores da Prefeitura. O trabalho de recuperação do local, segundo a Secretaria, é realizado gradativamente, com o objetivo de atualizar instrumentos, como sistema de ventilação, e mudanças como a pintura e acabamento.
"O trabalho realizado ao longo de 2017 foi de, primeiramente, devolver o prédio ao seu propósito, que é abrigar as ações da Secretaria de Educação. A plenária do Plano Municipal de Educação mostrou que o local está apto a receber novamente eventos de grande porte, onde mais de 400 pessoas foram recebidas sem nenhum problema", explicou o secretário Nazih Franciss.
O edifício, que era a sede de um clube social, foi adquirido pela administração municipal na década de 2000, com o objetivo de proporcionar um local apto a receber os profissionais de Educação para palestras e capacitação. Em 2013, as atividades no local foram suspensas e o Mirambava permaneceu fechado.