Compartilhe
Guararema foi classificada pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) como uma das cidades brasileiras com a melhor educação para crianças e adolescentes. No ranking de todo o país, Guararema aparece na 83ª colocação. Já no Estado de São Paulo o município alcançou a 38ª posição. Na região metropolitana de São Paulo, que conta com 39 municípios e na região do Alto Tietê, com 11 municípios, Guararema é a primeira colocada. Além do bom desempenho no ranking, Guararema ainda registrou a nota 5,4, ficando acima da média estadual de 5,3, e da média nacional de 4,7.
Criado pelo Centro de Liderança Pública, o IOEB tem como apoiadores a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Lemann e o Instituto Natura. Para compor o índice, são levados em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - anos iniciais do Ensino Fundamental e anos finais do Ensino Fundamental -, cujo resultado de Guararema (anos iniciais - rede municipal) também é o melhor do Alto Tietê; a taxa líquida de matrícula do Ensino Médio; a escolaridade dos professores; o número médio de horas aula por dia; a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na Educação Infantil.
Atualmente, Guararema conta com 3.789 alunos matriculados na rede municipal de ensino, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Ciclo 1; 56 jovens e adultos matriculados no programa Brasil Alfabetizado; 24 escolas em funcionamento, incluindo a Escola Municipal de Educação Complementar, dedicada à educação especializada e inclusiva de alunos matriculados na rede municipal e cerca de 400 profissionais que atuam nas escolas.
Segundo o prefeito Adriano Leite (PR), o resultado é reflexo do desempenho da gestão e dos investimentos da Prefeitura na educação. "Este resultado é uma combinação de fatores como a qualidade dos nossos profissionais, a infraestrutura oferecida nas escolas que, desde 2014, contam com o sistema de ensino Poliedro e a gestão e direcionamento dos recursos para a área. Investir na formação dos nossos cidadãos é nossa prioridade, pois afeta diretamente às demais áreas e o futuro da população", comentou.