A Câmara de Mogi vai pedir que a Prefeitura realize estudos para a implantação de mais feiras noturnas na cidade. Atualmente, duas funcionam no município, sendo uma na sede da Secretaria de Agricultura e outra no Mercado do Produtor. O requerimento solicitando a instalação dos serviços será encaminhado, na próxima semana, pelo vereador Mauro Araújo (PMDB).
O peemedebista sugeriu que as feiras sejam implantadas em Jundiapeba, Brás Cubas e César de Souza, nos locais que comumente recebem as feiras livres. "Fui procurado na semana passada por empreendedores que querem levar a feira noturna para os bairros. A feira noturna da Cobal é um evento belíssimo, que reúne gastronomia, produtos da melhor qualidade, temperos, tudo com um preço acessível. Milhares de mogianos já frequentam e isso gera emprego e riqueza".
Araújo informou que já entrou em contato com o secretário de Agricultura, Renato Abdo, para discutir o assunto. "Hoje existe uma fila gigantesca de empreendedores querendo participar. Acredito que a Prefeitura precisa fazer a gestão, como a parte da segurança e criar um cadastro de empreendedores para fazer esse circuito de feiras noturnas", ressaltou.
O vereador Diego Martins (PMDB), o Diegão, lembrou que os bairros já possuem local para receber o serviço. "A feira da Cobal é um evento que muitas pessoas de Brás Cubas e Jundiapeba não conhecem. Acho que as feiras são importantes para girar a economia", disse.
O vereador Pedro Komura (PSDB) avaliou que Jundiapeba seria um ótimo lugar para a instalação de uma feira noturna. "A feira de domingo é um 'formigueiro'. As pessoas fazem questão de comprar nas barracas. Existem 10 vendedores de banana e todos conseguem vender", acrescentou.
Araújo informou que, em paralelo, vai estudar, junto com outros vereadores, as legislações que versam sobre o comércio ambulante na cidade, com a questão dos Food Trucks.
O assunto pode avançar para uma Comissão Especial de Vereadores (CEV).
Durante a discussão, foi lembrada pelos vereadores a questão do Food Truck.
Na época da regulamentação, o assunto foi encabeçado pelo vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD). Para ele, o decreto que regulamenta a atividade é "desinteressante".