O orçamento de Suzano para 2018 será 10% maior que o desse ano. A cidade contará com R$ 789 milhões para investir nas secretarias e projetos do município. Parte das verbas será destinada para as emendas impositivas da Câmara. Ao todo, serão disponibilizados R$ 7,8 milhões para o Legislativo e cada vereador terá direito a R$ 414 mil, nos quais 50% tem que ser destinados para a saúde. As informações foram divulgadas ontem, durante audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) na Câmara.
De acordo com o secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, o aumento percentual do orçamento é o maior do Alto Tietê. Ele ressaltou que algumas secretarias tiveram importantes reajustes. "Nos próximos anos não vai ter essa diferença toda, mas para sair do zero, como estávamos, para as coisas começarem a rodar, algumas pastas tiveram um acréscimo interessante. Respeitando os 27,4% da Educação, 23% da Saúde, a folha de pagamento e as emendas impositivas. Com toda a engenharia financeira, conseguimos que melhorasse a arrecadação para algumas pastas", destacou.
A Secretaria de Educação terá o maior orçamento para 2018; serão disponibilizados R$ 197 milhões, seguida por Saúde com R$ 171 milhões. "A Secretaria de Segurança cresceu 50% em relação ao atual orçamento, Meio Ambiente aumentou 150%, assim como Planejamento Urbano e Habitação, que teve um crescimento de 150%", ressaltou o secretário.
Para Viana, o aumento no orçamento para 2018 é reflexo da atual gestão. "Tivemos melhorias administrativas e financeiras, mudanças de algumas leis que estamos estudando para ter esse incremento, além dos repasses do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)".
O secretário também acrescentou que "esse valor é fundamental no desenvolvimento do município".