Nos dias 14 e 16 de outubro, o projeto BuZum! chega a Suzano para apresentar sua nova peça, "Que lixo é lixo?", que aborda a questão do lixo e suas consequências para o planeta. O novo espetáculo da companhia de teatro de bonecos sobre rodas que já percorreu mais de 300 mil quilômetros por todo o Brasil, levando a magia do palco para crianças conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado, via ProAC-ICMS, e patrocínio da Ecolab, empresa de tecnologias e serviços relacionados à água, higiene e energia.
No total, 12 sessões gratuitas de "Que lixo é lixo?" serão encenadas à população em frente à prefeitura. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 40 espectadores por sessão. Concebido por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, e dirigido por Wanderley Piras, o espetáculo é a décima criação da companhia que mostra, em tom crítico, a questão do lixo e suas consequências no planeta.
Sob a perspectiva da Terra, o espetáculo mostra que todo lixo, mesmo que jogado 'fora', permanece aqui. A história começa no espaço, onde dois astronautas encontram a Terra e percebem que ela não está bem. Repleta de lixo e tristonha, a Mãe Terra faz um apelo para que os dois enviados contem às crianças o que viram e apontem como elas podem ajudar a melhorar a situação. Os dois retornam com a missão de mostrar às crianças como o descarte incorreto de lixo pode impactar na saúde do planeta.
A partir da noção de que o consumo exagerado também é responsável pela produção de resíduos, os personagens mostram que a utilização de materiais recicláveis pode minimizar o problema. "Queremos que as crianças se conscientizem de que elas fazem parte de uma cadeia e que a reciclagem é possível e lúdica", conta Mari Gutierrez, diretora do espetáculo. A encenação também mostra como o processo de urbanização distanciou o homem da natureza.
A princípio os animais viviam em harmonia, mas as casas, depois substituídas por prédios e fábricas, foram alterando sua paisagem inicial e criando novas necessidades de consumo e, por consequência, novas maneiras de se tratar o lixo.
A peça também expõe que o acúmulo de lixo também pode trazer doenças e que os resíduos seguem para rios e mares. Uma forma de aliviar e melhorar essa realidade é por meio da reciclagem. Ao final, os protagonistas revelam que todo o cenário da peça, os pássaros, prédios, árvores, casinhas e os bonecos que são manipulados são feitos de material reciclável.