Vidas espirituais vazias, às vezes até mesmo inexistentes ou apenas de fachada. Essa é a realidade de muitas pessoas, pois ter uma vida espiritual madura, firme e fervorosa não é algo fácil. Exige muito de nós. Exige dedicação e atitudes firmes e cheias de propósito.
Com o objetivo de ajudar os irmãos e irmãs que têm sentido suas vidas espirituais vazias e estagnadas, o presbítero André Sanchez pontua atitudes que não deixam sua vida espiritual ser fervorosa. "Mude essas atitudes e terá uma vida espiritual fervorosa e abençoada na presença de Deus", anuncia.
Falta de objetivos
É muito comum termos objetivos e metas traçadas em diversas áreas da vida, assim como não termos metas e objetivos espirituais. Obviamente, nossa natureza pecaminosa não nos levará para perto de Deus. Devemos ter objetivos espirituais bem firmados, como ler a Bíblia todos os dias, orar, servir a Deus e ao próximo, e ajudar os necessitados.
Falta planejar sua vida com Deus
Quem não planeja acaba deixando que as próprias circunstâncias te levem para um lado e para outro, e nem sempre para perto de Deus. Devemos ser autores da nossa história juntamente com Deus. Por isso, planejar nossas atitudes espirituais é muito importante. É preciso planejar quando e como vai ler a Bíblia, orar, participar da obra de Deus, etc.
Procrastinação das práticas espirituais
Procrastinar é o famoso "empurrar com a barriga". Quando se fala em práticas espirituais geralmente aceitamos adiar os nossos planos. Não leio a Bíblia hoje, não leio amanhã, não leio depois de amanhã e assim vai indo. Não podemos permitir que isso ocorra! As práticas espirituais devem ser valorizadas em nossa vida diária. Se deixarmos a procrastinação vencer, nossa vida espiritual está fadada ao fracasso.
André Sanchez é presbítero da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Atua como presbítero, professor de Bíblia da Escola Bíblica Dominical e líder do grupo de louvor. Em 2009, fundou o Blog Esboçando Ideias (www.esbocandoideias.com) com a finalidade de compartilhar estudos bíblicos. São mais de 1.300 estudos publicados, produzidos durante seus 19 anos de ministério. Nas próximas semanas, o leitor da página Mundo Gospel poderá acompanhar esses estudos em um espaço assinado por André Sanchez.