A primeira fase do programa Agiliza SUS, lançado em fevereiro deste ano pela Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, ultrapassou a meta inicial de 35 mil e chegou a 36.942 atendimentos realizados. O balanço foi divulgado nesta semana e reforça o empenho da administração em apresentar avanços e melhorias na saúde, com direcionamento para a redução na fila de espera por serviços especializados.
A ação, que é pioneira na região, mobilizou a rede municipal para ampliar o acesso a consultas, exames e pequenas cirurgias. Foram 9.315 consultas em especialidades como gastroenterologia, proctologia, ortopedia e dermatologia, 26.363 exames otimizados, com destaque para eletrocardiogramas, e 1.264 cirurgias de vasectomia, catarata e vascular.
Com a meta superada, o trabalho seguirá com força total para as próximas etapas. O secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha, destacou a importância do programa. “Sabíamos da demanda e da espera, então colocamos muito empenho, comprometimento e trabalho nessa ação. Ver o número de atendimentos ultrapassando a meta, mostra que a decisão foi certeira.”
“Fizemos o que era necessário para dar conta do que a população precisava. Não é só um número, é qualidade de vida. A saúde é nossa prioridade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Segunda etapa
A Secretaria de Saúde de Itaquá vai iniciar, neste sábado (5), a segunda etapa do programa, que passa a contar com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos sábados. A proposta amplia o alcance do programa e fortalece a atenção primária como porta de entrada do cuidado. A estimativa é de que sejam realizados 2,2 mil atendimentos ao longo do mês, mediante agendamento prévio.
A nova fase foi estruturada para ser um ciclo de cuidado ao longo dos quatro sábados do mês. No dia 5, o ciclo começa com consultas médicas, avaliação odontológica, vacinação, coleta de papanicolau, farmácia e presença da equipe de regulação para agendamentos. Já no segundo sábado (12), será realizada a coleta de exames laboratoriais, novas consultas médicas, vacinação, atendimento odontológico e papanicolau.
No próximo dia 19, o foco será em ações de promoção à saúde, que estão sendo definidas em conjunto com as equipes de cada unidade, além de vacinação e atendimento odontológico. No sábado de encerramento do ciclo, dia 26, acontecem as consultas de retorno médico, entrega de exames de papanicolau e novos encaminhamentos por meio da equipe de regulação. Em todas as datas, haverá café da manhã para pacientes e profissionais, além da presença de coordenadores da gestão do Agiliza SUS para suporte técnico e organizacional.