O fechamento de salas de aula em Poá gerou grande repercussão entre os poaenses nesta semana. O caso ganhou a atenção dos munícipes nas redes sociais por conta da possibilidade da extinção dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Estância Hidromineral de Poá.
Os pais dos alunos se mostraram revoltados com a possibilidade de terem que buscar vagas em outras escolas para a transferência dos alunos. O prefeito Gian Lopes (PR) se posicionou nos grupos online esclarecendo que a informação não procede.
Trata-se de uma reorganização escolar que será feita com as turmas da unidade de ensino. Cada sala conta com um número entre 15 e 20 estudantes, gerando uma grande quantidade de classes para poucos professores. Com a nova medida proposta pela Prefeitura, haverá a junção dessas turmas pequenas em uma só sala.
A Secretaria de Educação de Poá garantiu que os alunos da Emeb Estância Hidromineral de Poá não serão realocados para outras unidades. "Neste momento serão feitas adequações administrativas e físicas para que os alunos desta unidade não sofram nenhum tipo de prejuízo na sua vida escolar", informou a pasta.
A repercussão fez com que a Câmara enviasse um ofício, de autoria do vereador Saulo Souza (SD), à Secretaria Municipal de Educação. O documento pede mais esclarecimentos sobre a reorganização escolar, que foi apresentada pela pasta em reunião com os pais dos alunos no início desta semana.
No mês passado, a mesma unidade escolar foi alvo de uma manifestação na Câmara de Poá, por conta do possível fechamento da escola. Na última segunda-feira, o prefeito participou de uma reunião com os pais dos estudantes para esclarecer que o atendimento da escola não será encerrado e que um novo prédio será construído para abrigar a Emeb, que hoje está instalada na Vila Ruth.
A Prefeitura informou que a realização do projeto para a obra da escola está em fase de estudos por uma equipe de técnicos das secretarias de Administração, Obras e Educação. Após essa etapa, será iniciada a licitação para a construção. O novo imóvel atenderá todas as necessidades da instituição de ensino.