O ballet de Itaquaquecetuba foi um dos grandes destaques do 25º Festival Internacional de Dança de Barra Bonita, um dos eventos mais importantes do cenário da dança no Brasil, realizado entre os dias 9 e 13 de julho   Com um grupo formado por 43 bailarinos, a cidade conquistou o 1º lugar na dança do ventre e o 4º lugar no ballet clássico infanto-juvenil, além de indicações para os festivais de dança de Fortaleza (CE) e Belém (PA), com isenção de inscrição.

As apresentações foram avaliadas por jurados internacionais, que destacaram a plasticidade cênica, a limpeza técnica dos movimentos e a harmonia do conjunto. As avaliações também reconhecem a qualidade artística e o trabalho pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Itaquá.

“O resultado é fruto do trabalho sério, contínuo e comprometido com a formação dos artistas, reconhecendo a dedicação dos alunos, professores e da importância de políticas públicas voltadas para a cultura”, destacou a secretária Maria Ana Rosa.

Na dança do ventre, as solistas Najla Rodrigues e Tânia Dupin impressionaram o público e os jurados com as coreografias Salamaleikum, Metamorfose e El Amar, conquistando o 1º lugar nas modalidades solo e duo. O desempenho garantiu indicações para dois dos principais festivais do país, em Fortaleza e Belém.

Já na categoria ballet clássico infanto-juvenil, o grupo apresentou as coreografias Valsa da Floresta, Gotas de Orvalho, Festa da Vindima e Sonho Púrpura, que também receberam elogios pela execução técnica e sensibilidade artística.

“Ver nossos jovens sendo reconhecidos em um festival desse porte é motivo de orgulho para a cidade. Mostra que o investimento em cultura transforma vidas e coloca Itaquá em destaque”, completou o prefeito Eduardo Boigues.