Compartilhe
A implantação de um Ecoponto em Jundiapeba divide opiniões no que se refere à efetividade do espaço. Enquanto alguns moradores acreditam que o local contribuirá para a manutenção da limpeza no bairro, outros ressaltam a necessidade de, primeiro, conscientizar a população. Há também aqueles que nem mesmo sabem a finalidade da estrutura e a confundem com uma espécie de "lixão".
Entre os mais otimistas está o comerciante Sebastião Justino, de 76 anos. Para ele, o local facilitará o descarte de materiais, impedindo que sejam jogados de forma inadequada nas ruas e em terrenos desocupados, como ocorre atualmente. "É só andar pelo bairro que dá pra ver o tanto de lixo que o pessoal joga por aí. Se tiver um ponto fixo para onde possam levar essas coisas, acho que já vai ajudar na limpeza", disse.
Já a manicure Katia Cileni Varzeline, 36, acredita que o descarte irregular de lixo e entulho tem muito mais a ver com o hábito do que com a existência de um local adequado. "Acho que na prática o Ecoponto não vai fazer muita diferença porque, infelizmente, as pessoas é que são 'porcas'. Para que isso dê resultado mesmo, é preciso que os moradores tenham conscientização, caso contrário, eles vão continuar jogando lixo em qualquer lugar e a Prefeitura vai ter gasto dinheiro à toa", avaliou.
Para o aposentado Ailton da Paixão, de 63 anos, uma das formas de evitar que isso aconteça é fazer com que a população entenda a funcionalidade da estrutura. "Eu mesmo não sei como funciona o Ecoponto. Se for só um espaço para gente ir e despejar as coisas, eu acho que não faz sentido. Mas se houver alguém responsável para fazer o controle do que entra, vai ser muito bom sim. Acho que tem que ser explicado melhor", comentou.
Já a comerciante Marlucia Costa da Silva, de 47 anos, diz não estar satisfeita com a novidade. Segundo ela, a estrutura deveria ser construída em um ponto mais afastado das residências. "Eu moro bem ao lado de onde estão fazendo o Ecoponto. Esse monte de lixo acumulado vai trazer rato, baratas e doenças. Ninguém vai querer isso perto de casa", opinou.
Procurada pela reportagem, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente lembrou que os moradores do distrito já contam com um local para a destinação de recicláveis, que podem ser descartados na Administração Regional, que fica na alameda Santo Ângelo, 650.
Além disso, ressaltou que também realiza o Programa Cata-Tranqueira em toda a cidade, recolhendo materiais inservíveis. "Em Jundiapeba, a ação está programada para o dia 21 de outubro", concluiu. (S.L.)
Cidades
Feira de Brechó “Vestindo Consciência” acontece em Itaquá no fim de semana
Cidades
Câmara de Mogi aprova mudanças no programa Conduz
Cidades
Futura UBS do Parque do Colégio reforçará atendimento para mais de 5 mil pessoas
Esportes
Com reforços internacionais, Vôlei Mania Itaquá apresenta equipe adulta nesta segunda (22)
Cidades
Prefeito de Itaquá investe mais de R$ 19 milhões em tecnologia e acessibilidade