As atividades físicas serão oferecidas no período da manhã, tendo à frente especialistas em ginástica laboral lotados na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A série de exercícios terá duração de 15 minutos, com direito a sessões de alongamento e de fortalecimento muscular.
O objetivo da iniciativa é, segundo a pasta de Administração, promover a melhoria da qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho:
“Os exercícios contribuem na redução do estresse, na diminuição do sedentarismo e reduzem o potencial de Lesões por Esforço Repetitivo (LER), de Dores Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) e de fadiga nos punhos, ombros e costas”, observa Cíntia Renata Lira da Silva, secretária de Administração de Suzano.
O trabalho será desenvolvido, num primeiro momento, dentro do espaço de trabalho, tendo posteriormente a possibilidade de contar com a adesão de demais servidores nos corredores, tanto do Paço Municipal, quanto do Centrus.
Ainda segundo Cíntia, a iniciativa é pioneira na administração municipal e representa um movimento positivo do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi em prol da saúde do servidor público:
“Este é um trabalho inédito dentro do serviço público municipal de Suzano. O trabalho que está sendo feito é voltado para tornar o ambiente de trabalho mais positivo. Este projeto começa com uma profissional, mas vai, ao longo do tempo, contar com a adesão de mais especialistas e será estendido para outras repartições municipais. Nossa meta é engajar o máximo de funcionários possível. Com certeza, teremos, pelo menos, num primeiro momento, a participação de 400 funcionários”, complementa Cíntia.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Saúde, apontam que 3,5 milhões de trabalhadores brasileiros têm LER/DORT. Um total de 16% dos entrevistados da pesquisa, realizada em 2013, afirma que têm dificuldade em se locomover ou trabalhar por conta de lesões, enquanto 25,4% já tiveram de recorrer à Fisioterapia por problemas, e 35% já tomaram remédios.