A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes iniciou ontem a aplicação da Aprendi - Avaliação Municipal das Aprendizagens, desenvolvida pela equipe do Departamento Pedagógico da Pasta. A prova era feita anteriormente por alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental e neste ano será aplicada para alunos a partir do 2º ano, envolvendo 18,5 mil estudantes. A secretária municipal de Educação, Juliana Guedes, esteve na manhã de ontem na Escola Municipal Profª Noemia Real Fidalgo, no Rodeio, para acompanhar a avaliação. Hoje, os alunos farão a prova de Matemática.
"A aplicação foi muito tranquila, mesmo para os alunos que estão fazendo a prova pela primeira vez. A Aprendi é uma ferramenta importante para que possamos verificar como está o trabalho realizado nas escolas. A avaliação possibilita que cada unidade possa analisar os resultados e replanejar sua prática. Nosso objetivo também é valorizar os alunos, turmas e escolas que se destacarem", disse a secretária de Educação. No segundo semestre, a avaliação será aplicada para verificar os avanços das unidades escolares e dos alunos.
Na EM Profª Noemia Real Fidalgo, 335 alunos fizeram a prova de Língua Portuguesa ontem. "A avaliação tem que vir em um movimento de ação, reflexão e ação. A partir dos resultados, iremos refletir sobre as necessidades da escola. Avaliar os alunos desde o 2º ano permite que façamos um trabalho progressivo sobre todo o processo pedagógico", disse a diretora Tatiane Nunes da Rocha.
O resultado da prova mensura habilidades e competências adquiridas, gerando uma série de informações para os gestores e as equipes das unidades escolares. "A Aprendi é um instrumento de extrema relevância para a prática docente e para os gestores. A avaliação, em especial a Aprendi produz informações que podem demonstrar a trajetória dos alunos, das escolas e da rede municipal em si", observou Mitch Almeida, responsável pelo setor de Avaliação do Departamento Pedagógico.