Cerca de 2 mil pessoas devem comparecer nesta sexta-feira, às 10 horas, na inauguração do Parque da Cidade, situado na rua Jardelina de Almeida Lopes, no Parque Santana. A estimativa foi feita ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante vistoria realizada ao espaço e que contou com a presença de boa parte de seu secretariado.
Durante sua andança pelas instalações, o chefe do executivo não escondeu o orgulho em ver o resultado do trabalho realizado por sua equipe ao longo dos últimos meses. "Essa era uma área totalmente degradada e abandonada, que servia de abrigo para marginais e que estava se transformando em uma verdadeira cracolândia. A prefeitura, com muito empenho, conseguiu recuperá-la. Hoje ela pertence ao município e aqui nós investimos para a construção de qualidade de vida. Temos um parque para toda a família, que oferece esporte, contemplação, descanso, caminhada, aulas diversas, enfim, um local, como o próprio nome diz, para toda a cidade", destacou.
O novo parque possui 85 mil metros quadrados e reúne uma estrutura completa voltada à prática esportiva, lazer e atividades culturais. Entre os itens inclusos no projeto elaborado pelo arquiteto Ruy Ohtake está um espelho de água cercado por palmeiras, praça de integração entre crianças e idosos, com playground e Academia da Terceira Idade (ATI), bosque com espécies nativas da região do Alto Tietê, orquidário e jardim de flores, com variedades produzidas em Mogi das Cruzes, teatro de arena para atividades culturais de artistas da cidade, churrasqueiras, dois campos de futebol society, pista de caminhada com 1,2 mil metros de extensão, duas quadras de tênis, quadra poliesportiva, duas quadras de vôlei de areia, três quadras de basquete, além de um pavilhão esportivo para atividades como tênis de mesa, xadrez e judô.
"O Parque da Cidade é um grande convite ao mogiano a sair do sedentarismo e praticar atividade física. Tudo isso no centro, em um lugar de fácil acesso e que oferece múltiplas opções", comentou Bertaiolli.
Ainda segundo o prefeito, o local estará aberto ao público já a partir dessa sexta-feira, inclusive no fim de semana. A administração do parque será feita pela prefeitura e atividades deverão ser implantadas de forma gradativa, como aulas de balé e artes marciais, por exemplo.
Por fim, Bertaiolli destacou que toda estrutura será contemplada ainda com o mais amplo esquema de segurança. "O parque vai exigir um contingente de pessoas para funcionar, seja professores, instrutores, trabalhadores do paisagismo. Nós já estamos preparando o local para que um guarda municipal venha morar aqui, como já fizemos em outras ocasiões. Ele será todo monitorado por câmeras de vídeo e, durante o dia, guardas municipais realizarão as rondas", concluiu.