Em uma campanha inédita na história de 30 anos da empresa, o fundador e único dono da Havan, o empresário Luciano Hang, está na mídia nacional desde o dia 30 de novembro para estabelecer a verdade sobre a origem e a propriedade da rede de lojas de departamentos, que conta com uma unidade no distrito de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes.
O objetivo da campanha de Natal "De quem é a Havan?" é desmentir os boatos que ligam a marca a coreanos, americanos, chineses, e, nos últimos anos, aos filhos de dois ex-presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. A veiculação acontece durante este mês em diferentes mídias, incluindo as redes sociais.
A Havan tem sido alvo de comentários caluniosos sobre a sua origem há vários meses, especialmente pelo Facebook. A onda de boataria, porém, tem se intensificado, sobretudo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, aonde a marca se estabeleceu há menos tempo. Segundo o empresário, existem locais em que a falsa convicção se tornou tão forte que há rejeição das pessoas em comprar nas lojas e até mesmo hostilidade contra funcionários.
A estratégia de protagonizar a campanha, por meio de vídeos e redes sociais contraria a postura reservada adotada pelo empresário. "Eu sempre defendi na minha equipe que quem tem que aparecer é a empresa, e não o seu dono. Por isso, sempre evitei expor a minha imagem pessoal. Porém, diante desse quadro preocupante, em que vemos ameaçada a credibilidade e a reputação de uma história de 30 anos e no qual ferimos o orgulho de mais de dez mil colaboradores que trabalham arduamente para construir uma marca íntegra, profissional e inovadora, entendemos que é preciso assumir uma posição pública para estabelecer a verdade", afirma Hang.
Reconhecimento
A campanha "De quem é a Havan?", também, é uma forma de mostrar que uma empresa brasileira, nascida pequena, em Brusque (SC), distante dos grandes centros nacionais, pode ser referência de modernidade, qualidade, beleza e inovação, assim como as grandes multinacionais. "Muita gente acha que uma loja assim, grande, bonita, moderna, sempre limpa e organizada como são as nossas, com tantos produtos, só pode ser coisa de estrangeiro. Então, vamos aproveitar essa campanha para reforçar a ideia de que nós, brasileiros, também somos referência internacional, com trabalho, esforço e perseverança, como eu sempre preguei e como é o dia a dia da Havan. Por isso eu repito 'De quem é a Havan?' É minha, é sua, é nossa, é do Brasil, é brasileira", esclareceu Hang.