Alguns estabelecimentos da região irão sofrer alterações no horário de funcionamento, devido ao feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece amanhã. Já os serviços essenciais, como coleta de lixo, varrição, feiras livres, cemitérios, velórios, parques, Guarda Civil Municipal (GCM), plantões e serviços de ambulância, funcionarão normalmente.
Em virtude do feriado nacional, todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não funcionarão amanhã. O atendimento será retomado na quinta-feira.
Para ajudar, a população pode utilizar os serviços eletrônicos, por meio do portal e aplicativos gratuitos para tablets e smartphones. Lá o cidadão pode realizar 27 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como 2ª via e CNH definitiva, veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.
Assim como o Detran, os postos do Poupatempo também permanecerão fechados amanhã. O atendimento à população retorna na quinta, no horário habitual de cada unidade. As Prefeituras e agências bancárias também fecham as portas no feriado e voltam as operações somente na quinta.
Na EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, também não haverá expediente nas agências de atendimento presencial da concessionária. As atividades serão retomadas na quinta, em seu horário normal. A EDP ainda lembra que mantém atendimento gratuito pela Agência Virtual www.edp.com.br e por meio da Central de Atendimento ao Cliente no 0800 721 0123, que funciona 24 horas.
Na área da saúde em Mogi das Cruzes, as unidades 24 horas de Jundiapeba e Jardim Universo; o Pró-Criança, que fica no Mogilar, e o Ambulatório Infantil do Hospital Municipal, no distrito de Brás Cubas, atenderão normalmente para casos de urgência e emergência. A UPA, que fica na avenida Pedro Romero, é outra opção para a prestação de atendimento para a população. Para remoção de pacientes, a Cure 192 funcionará ininterruptamente.
A GCM e o Departamento de Fiscalização também manterão o atendimento 24 horas para casos como Lei do Silêncio e Lei Seca, entre outras. O telefone para denúncias é o 153. Para informações relativas ao trânsito de veículos, o telefone é o 0800 77 30 194, enquanto o Semae atenderá emergências como falta de água e vazamentos pelo telefone 115.
Para compras, o Mercado Municipal de Mogi funcionará em horário reduzido, das 7 às 12 horas. Já as feiras livres e o Mercado do Produtor atenderão a população.
Para os mogianos que quiserem aproveitar o feriado para atividades de lazer, os parques Centenário de Leon Feffer funcionarão das 6 às 18 horas. Os Centros Esportivos do Socorro, Jardim Camila e Sabaúna também estarão abertos.
* Texto sob supervisão do editor.