Vem sendo realizada em todo País, ao longo deste mês, a campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A ação, conhecida como Setembro Verde, tem por objetivo celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, que acontece hoje. Em Mogi das Cruzes, em média, são 30 potenciais doadores por mês.
No município, o núcleo de captação de órgãos atua em parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e o Hospital Albert Einstein. De acordo com a enfermeira e especialista em transplante, Dayana Calado, diversas campanhas serão realizadas até o fim do mês dentro dos hospitais da região, como no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, na Santa Casa de Misericórdia de Mogi e o Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba. "Dentro desses espaços realizamos campanhas que buscam orientar a equipe médica de saúde e a população sobre a importância de ser um doador e comunicar aos familiares esse desejo", disse.
Segundo a especialista, para se tornar um doador de órgãos, basta comunicar os familiares mais próximos, que serão os responsáveis na autorização do processo. Por isso, a campanha busca reforçar a importância das pessoas conversarem com seus parentes mais próximos.
"Todos os órgãos ou tecidos obtidos de um doador falecido deverão ser distribuídos segundo o sistema de lista única, que é organizado pela Secretaria de Saúde de cada Estado. Em Mogi das Cruzes, sou a responsável em encontrar os potenciais doadores nos hospitais e comunicar a Pasta, além de cuidar da manutenção dos órgãos e fazer o acolhimento da família", explicou.
Conforme informou Dayana, na lista nacional existem mais de 40 mil pessoas esperando por um órgão. "Atualmente temos 14 doadores para cada 1 milhão de pessoas. Em Mogi, temos cerca de 30 doadores por mês. Grande parte desse déficit ocorre por conta dos familiares dos falecidos desconhecerem o direito de doação do mesmo, por isso, nesse mês realizamos a campanha nacional de conscientização Setembro Verde", ressaltou.
* Texto sob supervisão do editor.