Compartilhe
A tecnologia promete revolucionar o sistema de apuração e conferência dos votos este ano, agilizando o processo para eleitores, fiscais dos partidos e candidatos. Nesta semana, a Justiça Eleitoral disponibilizou programas e aplicativos para serem baixados nos computadores ou dispositivos portáteis, como tablets e celulares, que permitirão ao eleitor verificar dados das apurações das eleições municipais em tempo real.
Para instalar em computadores de mesa ou desktops há o "Divulga", um sistema pelo qual pode-se consultar os resultados da votação dos candidatos, partidos e coligações. Por meio dele, também é possível conferir a apuração de todos os municípios. O download do Divulga está disponível, gratuitamente, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em versões para aparelhos que utilizam as plataformas Windows e Linux.
Já para quem prefere acompanhar a votação pelo celular, pode baixar, também de graça, pelo Google Play (Android) e Apple Store (IOS), o aplicativo "Resultados", desenvolvido também para uso em smartphones e tablets. A sistemática é a mesma, com a indicação dos eleitos ou dos que disputarão o segundo turno em municípios com mais de 200 mil habitantes.
Vale lembrar que a apuração total do primeiro turno neste domingo, 2 de outubro, está prevista para às 17 horas, sendo que com outro aplicativo, o "Boletim na Mão", igualmente disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store, o resultado do pleito pode ser conferido ao se escanear, com o celular (que tem câmera fotográfica), o código QR (um código de barras) que indica na tela, após o escaneamento, os dados da votação. O código fica impresso nos Boletins de Urna (BU) que são retirados de cada máquina, ao término da votação, e ficam aptos para consulta nas seções, sendo que qualquer pessoa pode fazer a leitura.
Últimos dias
Hoje é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, bem como para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de som fixa, entre às 8 e às 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas.
Já amanhã é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral.
Cidades
Projeto propõe a distribuição de medidor de glicose para crianças de Suzano
Cidades
Mogi lidera ranking de contratos ativos do Banco do Povo no Alto Tietê
Cidades
Profª. Cris, presidente da Câmara de Arujá, destaca expectativas para a cidade
Cidades
Câmara de Arujá prestigia início das obras de escola estadual no Jardim Emília
Cultura
3º Guararema Jazz & Blues Festival termina hoje com grandes shows