Dentro de um mês, o parque Centenário, em César de Souza, começará a oferecer o serviço de aluguel de bicicleta. A expectativa é que sejam ofertadas 30 unidades para os usuários do espaço. Os equipamentos poderão ser utilizados para passear pelo parque ou pela ciclovia que fica em frente ao Centenário. O contrato com a empresa vencedora prevê um repasse de R$ 1.555,00 por mês para a prefeitura.
A empresa que vai administrar o bicicletário será a Lemon Bike Locação de Bicicletas LTDA, que foi escolhida por meio de um processo licitatório. A publicação foi feita na semana passada pela administração municipal. De acordo com o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, a empresa vencedora da concorrência ainda não divulgou qual será o valor cobrado pelo aluguel das bicicletas.
A expectativa é que o bicicletário seja implantado no Centenário dentro de um mês, época que coincide com as férias escolares. "Acredito que seja de interesse da própria empresa começar a atuar no período de recesso. Nos próximos dias será definido o local em que elas ficarão estacionadas", esclareceu Saraiva. A previsão é que o bicicletário seja instalado no lugar que abrigava o navio Kasato Maru.
O contrato firmado com a empresa terá a duração de um ano. "Essa é mais uma opção para os usuários praticarem atividade física. Muitas pessoas querem andar de bicicleta, mas não têm como trazê-la, e essa é uma possibilidade", disse o secretário. Além do bicicletário, a prefeitura abriu concorrência para selecionar empresas para explorar o serviço de stand up paddle e pedalinho, sendo que o último não contou com interessados.
Terminal Central
A transferência do bicicletário que funcionava no interior do Terminal Central para a praça Flávio Furlan (ao lado do prédio) chamou a atenção nas redes sociais. Muitas pessoas reclamaram do risco de deixar as bicicletas no espaço. De acordo com a prefeitura, a mudança foi feita temporariamente, em decorrência da reforma que vem sendo feita no Terminal Central.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) informou que, "Entre as intervenções que estão sendo realizadas no local, está a definição de um ponto a ser utilizado como base pela Guarda Municipal, frente às solicitações apresentadas à prefeitura para ampliação da segurança da estrutura. Com relação à estrutura para bicicletas implantada na praça Flávio Furlan, que dá acesso ao Terminal Central, ela é semelhante às implantadas em outras praças da região central da cidade e também no parque Botyra Camorim Gatti, e que serve ao Terminal Estudantes. A capacidade da estrutura é para 34 bicicletas. A SMT também verifica a possibilidade de ampliação do número de vagas".