O Grupo de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde interditou, parcialmente, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ipiranga. Trata-se de uma medida cautelar e a unidade está impedida de admitir novos pacientes.
De acordo com a pasta estadual, a decisão foi adotada após a realização de uma inspeção de rotina na terça-feira e ontem.
A medida abrange oito leitos adaptados como UTI adulto. Isso porque, segundo a inspeção, "a área física funcional do serviço não está adequada às exigências das legislações sanitárias vigentes". Além disso, segundo a secretaria, a unidade "não está prevista no projeto aprovado pelo Grupo de Vigilância Sanitária". Desta forma, ela está impedida de internar novos pacientes até segunda ordem. "O GVS irá acompanhar a evolução dos casos já internados até que todos tenham alta e o espaço seja desativado", concluiu.
O hospital também foi autuado por descumprir os requisitos de boas práticas de processamento de produtos para saúde na Central de Material para Esterilização.
Ontem, antes da divulgação do resultado da vistoria, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) comentou sobre o assunto com a imprensa. "O mesmo rigor que a Vigilância Sanitária do Estado tem com os hospitais da rede pública deve ter com as unidades particulares", destacou.
Já o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, mencionou que, no caso do fechamento de leitos do Hospital Ipiranga, a empresa particular que vendeu o convênio público é que terá que oferecer outra opção de atendimento. "Sabemos que essa situação recai sobre o município, mas é a Agência Nacional Reguladora de Saúde Complementar que tem que tomar uma posição".
O hospital informou que suspenderá, temporariamente, novas internações em sua UTI, no 4º andar, pelas indicações da Vigilância Sanitária. A instituição fará alguns ajustes no sistema de climatização, na posição dos lavatórios e na vedação de janelas. Os casos que precisarem de cuidados intensivos irão para a UTI do 1º andar. A instituição reiterou seu compromisso com o aperfeiçoamento contínuo da qualidade.