O Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) de Mogi das Cruzes está com um processo licitatório em aberto para a contratação de serviços de telemetria e entrega de leituras de hidrômetros pulsados, através de sistema web. Na prática, isso significa que, futuramente, será possível acompanhar o consumo de água de uma determinada ligação, de forma digital.
Nesta fase inicial, no entanto, a ideia é que essa leitura eletrônica seja implantada em cerca de 2 mil ligações existentes no município. Entre elas, estarão os imóveis, empresas e empreendimentos que registram um consumo de água superior a 100 metros cúbicos por mês.
A estimativa de investimento é de cerca de 1,1 milhão. O contrato com a vencedora da licitação terá duração de 12 meses. A previsão é de que os serviços sejam iniciados a partir de junho e, desta forma, sua conclusão ocorreria até o final de maio de 2017.
De acordo com o diretor adjunto, Dirceu Lorena de Meira, o novo serviço auxiliará também no controle de perdas do município. Atualmente 47% da água tratada pela autarquia é perdida em decorrência de ligações clandestinas, vazamentos, entre outras situações. "Além destas ligações, onde há um alto consumo de água, também iremos fazer a leitura eletrônica em alguns pontos de controle nosso. Dessa forma, é possível acompanhar, de hora em hora, como está a situação e verificar se está havendo algum problema", comentou.
Ainda segundo Meira, outra vantagem é que, com o sistema, não haverá a necessidade de um leiturista ir até o local para realizar a medição do consumo. "A gente vai conseguir fazer a leitura eletronicamente aqui da sede do Semae, sem que o funcionário precise ir até lá, como ocorre atualmente. Isso funciona como uma transmissão via celular. Então, por meio de um portal, poderemos acompanhar minuto a minuto", explicou.