O programa Semae de Portas Abertas, desenvolvido pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e que oferece visita monitorada à Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no bairro do Socorro, em Mogi das Cruzes, está com poucas vagas para a edição de 2016 - a agenda está lotada até outubro. Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar uma visita dos estudantes devem ligar para 4798-5829 ou 4798-6392, na Divisão de Meio Ambiente da autarquia, para garantir vaga nos meses de novembro e dezembro.
Iniciado em 2011, o Semae de Portas Abertas já atendeu mais de 5 mil estudantes. As visitas são sempre nas manhãs de terça e quinta-feira, e contam com a orientação de monitores. Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares.
Nas visitas, os alunos assistem a vídeos e palestras sobre meio ambiente e o Rio Tietê, a importância da conservação dos mananciais e do uso consciente da água - com dicas simples para redução do consumo, como desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo.
Os estudantes também conhecem parte do sistema de captação e as diversas fases do tratamento de água, até deixá-la potável. Ao final, cada criança recebe um kit do Semae com uma revista em quadrinhos e um squeeze.
Responsável pela produção de água do Semae, a engenheira Milena Forte afirma que as visitas são uma importante forma de aprendizado de ciências, por ser uma atividade rica e interdisciplinar que mostra aos estudantes a ação de elementos como o cloro e o flúor, além de processos como a decantação, tudo isso na prática.