A Prefeitura de Suzano está oferecendo à população mais um importante serviço de limpeza urbana: o programa "COR - Coleta de Objetos Recicláveis", que percorre as ruas da cidade para coletar materiais que o caminhão de lixo não recolhe. E, depois de amanhã, as equipes do COR estarão nos bairros Jardim Imperador, Parque Suzano, Cidade Cruzeiro do Sul, Conjunto Residencial Irai e Jardim dos Ipês.
O COR vai contemplar todo o município. A população pode descartar móveis velhos (sofás, colchões, armários), eletrodomésticos em geral (fogões e televisores, por exemplo), entre muitos outros objetos. O programa complementa duas importantes ações da administração municipal, a Campanha de Combate à Dengue e a força-tarefa de manutenção.
"Essa ação é fundamental para coibir o descarte irregular de objetos e resíduos, pois infelizmente nosso município sofre muito com o despejo clandestino. Além disso, é uma maneira de colaborar no enfrentamento à dengue. Sabemos que muitos objetos jogados nas ruas acabam se transformando em criadouros para o mosquito Aedes Aegypti", explicou a secretária de Assuntos Urbanos, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha.
Os resíduos recolhidos podem ter três destinações diferentes. Os objetos de madeira, por exemplo, serão encaminhados para empresas específicas que reutilizam esse tipo de material; já os recicláveis (plástico, vidro, metal, entre outros) seguirão para a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Venceremos (Univence); e os demais serão encaminhados para aterro.
Projeto
Em pouco mais de um mês, a Coleta de Objetos Recicláveis (COR) já atendeu aproximadamente 30 bairros, entre eles o Jardim Casa Branca, e cem toneladas de resíduos foram recolhidas até agora. "A população tem colaborado bastante com essa ação e o primeiro balanço desse serviço foi muito positivo. Vamos continuar trabalhando para manter nossa cidade limpa e organizada", finalizou Carminha.