Em tempos em que muito se fala sobre a importância dos mananciais, da preservação da natureza e de desastres que impactam o meio ambiente, mais valorizados e necessários são os engenheiros ambientais. Em Suzano, o curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget, único na região, passou a contar com uma nova estrutura para pesquisas acadêmicas e que, no futuro, poderão ser aplicadas na cidade: o Laboratório de Campo de Hidrologia, instalado por meio convênio da instituição com a empresa Engesolos Engenharia de Solos e Fundações.
O laboratório foi montado com equipamentos sofisticados, a céu aberto, dentro do campus. Alunos, profissionais da Engesolos, professores e a diretoria da Piaget acompanharam a montagem da estrutura. A parceria com a empresa foi assinada pelo diretor-geral da faculdade, Marcus Rodrigues, e os geólogos Nilton Jorge Miyashiro e Fernando de Medeiros Ferraz.
Os alunos terão aulas práticas de Técnicas de Investigação Geoambiental, dentro da disciplina de Hidrogeologia, buscando a atualização de conceitos e procedimentos técnicos para aplicação em problemas práticos. "É um laboratório a céu aberto, em que será possível colher dados reais", explicou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, professor André Wagner Andrade.
Vários estudos poderão ser realizados. Os alunos aprenderão, por exemplo, a fazer o monitoramento de águas subterrâneas, ensaios de permeabilidade do solo, entre outras técnicas, bem como coleta e análise de dados. Futuramente, será possível ter vários pontos de monitoramento da água no subsolo no na área do campus da faculdade, no Jardim Imperador, que formarão uma rede. A parceria com a Engesolos é considerada fundamental. Isso porque os equipamentos são importados, de avançada tecnologia e de médio e grande porte.