Compartilhe
Em tempos em que muito se fala sobre a importância dos mananciais, da preservação da natureza e de desastres que impactam o meio ambiente, mais valorizados e necessários são os engenheiros ambientais. Em Suzano, o curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget, único na região, passou a contar com uma nova estrutura para pesquisas acadêmicas e que, no futuro, poderão ser aplicadas na cidade: o Laboratório de Campo de Hidrologia, instalado por meio convênio da instituição com a empresa Engesolos Engenharia de Solos e Fundações.
O laboratório foi montado com equipamentos sofisticados, a céu aberto, dentro do campus. Alunos, profissionais da Engesolos, professores e a diretoria da Piaget acompanharam a montagem da estrutura. A parceria com a empresa foi assinada pelo diretor-geral da faculdade, Marcus Rodrigues, e os geólogos Nilton Jorge Miyashiro e Fernando de Medeiros Ferraz.
Os alunos terão aulas práticas de Técnicas de Investigação Geoambiental, dentro da disciplina de Hidrogeologia, buscando a atualização de conceitos e procedimentos técnicos para aplicação em problemas práticos. "É um laboratório a céu aberto, em que será possível colher dados reais", explicou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, professor André Wagner Andrade.
Vários estudos poderão ser realizados. Os alunos aprenderão, por exemplo, a fazer o monitoramento de águas subterrâneas, ensaios de permeabilidade do solo, entre outras técnicas, bem como coleta e análise de dados. Futuramente, será possível ter vários pontos de monitoramento da água no subsolo no na área do campus da faculdade, no Jardim Imperador, que formarão uma rede. A parceria com a Engesolos é considerada fundamental. Isso porque os equipamentos são importados, de avançada tecnologia e de médio e grande porte.
Cidades
Juíza morre após passar por coleta de óvulos em clínica de reprodução em Mogi
Cidades
Família luta para ampliar acesso a tratamento de doença rara no SUS
Cidades
Prefeitura abre Semana da Enfermagem com foco em cuidado emocional dos profissionais da Saúde
Cidades
Saúde de Itaquá realiza mais de 5,6 mil vasectomias e avança no uso de DIU