O consumidor já pode ir preparando o bolso. A partir do próximo mês, a conta de água sofrerá um reajuste de 8,45%. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a partir do dia 12 de maio, a população pagará a mais pelo uso dos serviços de água e esgoto.
A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que autorizou a empresa paulista de saneamento a aumentar as contas de água e esgoto, confirmou o reajuste de 8,4478%, a partir do dia 12 do próximo mês.
Segundo a Arsesp, para justificar o aumento foi levada em consideração a inflação anual de 9,4%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em março de 2015 e março desse ano. O último aumento autorizado pela Arsesp foi de 15,24% em junho do ano passado.
Vale lembrar que no início do mês, a agência reguladora também autorizou o fim da sobretaxa e do bônus nas contas de água da Sabesp. Com isso, o bônus e a tarifa de contingência não serão mais aplicados a faturas de consumo, cujas leituras sejam realizadas a partir de 1º de maio de 2016. Na região do Alto Tietê, a Sabesp atende cerca de 360 mil imóveis, que irão perder esses beneficios.
No Estado de São Paulo, o bônus e a multa foram adotados em 2014 para combater a crise hídrica.
* Texto supervisionado pelo editor