O prefeito de Poá Marcos Borges (PPS) esteve na manhã de ontem acompanhando o andamento das obras do piscinão em construção no bairro Vila Romana. Ele também esteve na vistoria técnica realizada por um engenheiro da Caixa Econômica Federal (CEF) para medição de serviços executados para liberação de recursos.
Segundo a avaliação do prefeito, o ritmo da obra segue o cronograma estabelecido conforme projeto apresentado à administração municipal pela empresa responsável da obra. De acordo com Borges, que acompanha com frequência o andamento dos trabalhos, a obra será executada dentro da programação, uma vez que com a prioridade em combater enchentes no município, os serviços avançaram nesta gestão.
Junto ao prefeito, o secretário de Planejamento, Augusto de Jesus, explicou que a Caixa realiza este tipo de vistoria de medição de obra realizada, em virtude da liberação de recursos, que é feita por percentual de acordo com o executado.
A fase atual da obra é a de escavação do reservatório, em que um grande volume de terra é retirado, sendo este um trabalho já anunciado em que são utilizados cerca de 40 caminhões que circulam pelo canteiro e por vias sinalizadas na cidade. Próximo à obra, se encontra inclusive uma equipe do trânsito, uma vez que a avenida Vicente Leporace, ao lado do piscinão, está interditada e o desvio é feito pela rua Batuíra.
O piscinão terá capacidade para 200 milhões de metros cúbicos (m³) de água, com 14 metros de profundidade. A previsão é que ele fique pronto em dezembro deste ano.
Estiveram com o prefeito na vistoria, o secretário municipal Sidiclei Lessa (Governo) e o vereador Luiz Antônio Soares de Oliveira (Tonho de Calmon). A vistoria técnica foi feita pelo engenheiro da Caixa, Antônio Popazoglo, que estava acompanhado de Aparecido Alfeu de Souza Freitas, também representante da Caixa.