Neste ano, 191 escolas estaduais do Alto Tietê participarão das eleições dos grêmios estudantis. Desta vez, o pleito ocorrerá, simultaneamente, em todas as unidades de ensino. As votações foram realizadas ontem e prosseguem hoje. A previsão é de que já na próxima semana as chapas vencedoras sejam empossadas. 
Somente na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes, 65 escolas deverão definir a escolha do grupo de representantes. "O Grêmio é importante para o aluno participar das tomadas de decisões dentro da escola. Temos 65 escolas. É muito importante para desenvolver a cidadania, além de promover a cultura de paz", disse o diretor pedagógico Mickael Santos. 
Entre as instituições que realizaram o pleito ontem está a escola Doutor Washington Luiz, no centro. No local, a votação foi realizada de forma digital. Desta forma, com o auxílio de computadores, os estudantes ajudaram a escolher uma das duas chapas que disputavam a eleição. "A escolha do Grêmio é importante, pois representa a fala dos alunos. Os jovens são atuantes, têm um protagonismo fora do comum e isso acaba colaborando dentro da sala de aula, principalmente em relação à disciplina", avaliou a diretora da unidade, Elyneire de Oliveira. 
Para muitos alunos, o Grêmio Estudantil é considerado uma forma de mudança. É o caso do estudante João Carlos, de 15 anos, que concorreu à eleição como presidente de uma das chapas. "Eu já quis participar ano passado, mas não podia por estar no ensino fundamental. Para mim, essa interação dos alunos no que acontece dentro da escola é uma forma de mudá-la, não apenas estruturalmente, mas também de forma social", contou. (S.L.)