A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) realizou o primeiro workshop do Projeto Ecoviver, sobre sustentabilidade, com os educadores do Sistema Municipal de Ensino.
Este projeto se encontra na 11ª edição e é desenvolvido no município em parceria com a empresa Ecopistas, pertencente ao grupo Ecorodovias, com a finalidade de formar os educadores, por intermédio de ações que beneficiam a sociedade e propagam o conhecimento sobre o meio ambiente para os alunos e a comunidade.
O tema principal é a sustentabilidade, com foco na discussão dos temas relacionados à água, como o consumo e produção de resíduos, alimentação saudável, saúde pública no combate à pragas e doenças como dengue e zika, além da sociodiversidade.
Estas questões serão abordadas de forma educativa e lúdica nos workshops e nas atividades com os alunos dentro da perspectiva de arte educação e cidadania ativa.
Esta metodologia é aplicada em sala de aula de forma que sensibiliza os alunos, proporcionando as intervenções artísticas e a criatividade.
Ela tem a iniciativa de ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, incentivando os alunos e professores na formação de um novo olhar sobre a escola e sua relação com o meio ambiente.
As escolas municipais participantes do projeto são: Vereador Leolino dos Santos, Professor Paulo Nunes, Josefa Costa de Souza Moura, Guilherme Donizete Silva dos Santos, Professora Maria Eulália Nobre Borges, Virgílio Marinho, Vereador Antônio Rodrigues Gallego, Vice-Prefeito Juraci Marchioni, Shozayemon Setokuchi, João Geraldo dos Santos, Santino Hayashi Amano, Professora Maria Cristina Diniz de Almeida, Professor Michel Alves de Souza e a Escola Ambiental Nelson Barreto da Silva.
Este projeto é desenvolvido por ambientalistas e pedagogos que dão suporte aos professores para que eles possam abordar o assunto em sala de aula e também estimular os alunos a realizar produções artísticas sobre o tema proposto, com peças teatrais alinhadas ao tema trabalhado.