O semáforo inteligente implantado no cruzamento das avenidas Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e Prefeito Carlos Alberto Lopes, no Caputera, foi destaque no jornal O Globo, do Rio de Janeiro. O equipamento foi usado como exemplo de eficiência do sistema em uma reportagem sobre a instalação de estrutura semelhante na cidade de Niterói.
O semáforo inteligente foi instalado após a reorganização do encontro entre as vias. O modelo é computadorizado e funciona de forma integrada com uma câmera: o sistema calcula continuamente o fluxo de veículos e ajusta o tempo do sinal verde, aumentando ou diminuindo o período conforme a quantidade de carros. É um método ideal para locais com grande concentração de automóveis, uma vez que oferece mais agilidade ao cruzamento, com segurança.
"Com o crescimento da cidade e o surgimento de novos polos geradores de tráfego, este tipo de semáforo é muito útil em locais de grande concentração de veículos. Instalamos o primeiro equipamento do tipo no cruzamento de duas avenidas movimentadas e os resultados mostram um ganho de 40% a 50% na fluidez dos veículos", explica o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.