No segundo semestre deste ano deve ser concluída a construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Itaquaquecetuba. As obras sofreram atrasos, já que no primeiro cronograma, a conclusão estava prevista para outubro do ano passado. Em julho de 2015, inclusive, ainda estavam sendo instaladas as estacas para sustentação da estrutura.
Esta semana a reportagem esteve no local e viu que o prédio já tomou formas e alguns homens trabalhavam. Segundo o IFSP, a obra do campus está dentro do novo cronograma, no qual o término foi estendido para o próximo semestre.
O instituto informou que os serviços estão em fase final de execução. "Em dois blocos está sendo montada a parte final da estrutura metálica da cobertura, e em um deles está sendo feita a laje. Paralelamente a isso, já estamos trabalhando com o aparelhamento e a infraestrutura para o campus", detalhou o IFSP por meio de nota.
Ainda neste semestre, a unidade realizará audiências públicas para a definição de novo eixo tecnológico e os cursos que serão disponibilizados na cidade.
O campus de Itaquá terá capacidade para atender cerca de 1,2 mil estudantes, segundo o instituto. A unidade contará com 12 salas de aula, ginásio de esportes, laboratórios, biblioteca e sala de informática. O prédio está sendo construído em uma área de 26 mil metros quadrados, localizado na esquina das ruas Primeiro de Maio e Nove de Julho, no bairro Estação.
A empresa responsável pela execução do projeto é a Construtora Ubiratan Ltda. Este será o segundo IFSP do Alto Tietê, já que há uma unidade em Suzano, no Jardim Monte Cristo. Desde o início de 2014 é oferecido ensino superior no local, com a abertura do curso de Tecnólogo em Química. A iniciativa fez parte do plano de expansão da entidade.