Ao longo do mês de abril, cada uma das prefeituras que compõe o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) deverá realizar uma audiência pública mobilizadora sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). A reunião terá por objetivo apresentar explicações sobre a elaboração do documento e, principalmente, esclarecer a participação da sociedade civil dentro do processo de construção do plano.
De acordo com o diretor de Planejamento da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e membro da Comissão Técnica do PDUI, Fernando Chucre, o cronograma dessas audiências ficará a critério do próprio município. "A comissão técnica definiu o mês de abril inteiro para que ocorram essas reuniões municipais, principalmente porque são audiências mais 'engessadas', que independem de conteúdo. A proposta é justamente esclarecer sobre o PDUI, o que é e como ele irá funcionar", disse.
Segundo Chucre, a previsão é de que, ainda neste primeiro semestre, outras duas audiências públicas sejam realizadas. "As audiências públicas serão sempre abertas. Elas serão feitas primeiro nos municípios como uma maneira de mobilizar e explicar para as pessoas qual a importância do PDUI e de qual forma a sociedade civil vai poder contribuir, dentro do processo de construção. Já na segunda rodada, serão audiências regionais, onde faremos discussões das propostas que serão colocadas no primeiro período. Além disso, há uma etapa que chamamos de oficina, onde serão discutidas as questões mais técnicas, para que, finalmente, realizemos um encontro para debater esses aspectos com a sociedade civil", comentou. (S.L.)